Bichectomia – Retirada das Bolas de Bichat postado em 01/04/2018, atualizado em 31/10/2019.

img

A Bichectomia nada mais é que um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino. O nome dado a este tipo de cirurgia não é à toa, pois se refere a uma gordura localizada na face que possui o formato piramidal, cujo tamanho varia conforme a idade da pessoa, embora seja maior nas crianças e passa a ser menor a partir do momento em que ocorre o envelhecimento.

A bola ou gordura de Bichat foi descoberta em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat. Geralmente o procedimento cirúrgico é realizado para fins estéticos com incisão intraoral e tem uma duração média de aproximadamente 40 minutos, mas como toda operação é importante que se conheça os seus detalhes e cuidados necessários para que o resultado seja aquele tão sonhado.

Geralmente realizada por cirugiões plásticos ou dentistas, a bichectomia é nada mais que a retirada das bolas de bichat. A cirurgia dura de 40 minutos a 1 hora. Como um procedimento estético, a Bichectomia é um excelente recurso para diminuir o tamanho das bochechas.

Inicialmente era indicada para quem tinha problemas como, por exemplo, de morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal e com a intervenção cirúrgica resolvia-se a questão e evitava o posterior aparecimento de um câncer. Entretanto, o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.

A Bichectomia tem o propósito de devolver a autoestima e o bem-estar para a vida do paciente.

A bichectomia é realizada por dentro da boca, onde se faz uma incisão de 1 a 2 cm para retirada da bola de bichat, gordura das bochechas localizada logo abaixo do osso zigomático (entre os dois músculos responsáveis pela mastigação, no vão entre os maxilares superior e inferior). A retirada dessa gordura promove o afinamento do rosto, alterando seu formato, deixando mais hexagonal e mais bonito.