cirurgias plásticas combinadas

Cirurgias plásticas combinadas: é seguro?

O tema de hoje é sempre muito debatido entre pacientes e médicos – cirurgias plásticas combinadas. Mas o que isso quer dizer? Resumidamente é quando dois ou mais procedimentos são realizados em conjunto na mesma operação. Essa prática é sim possível e pode até ter vantagens para o paciente, mas existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração. E é isso que veremos nesse artigo!

Oficialmente não há um número que limite a realização de cirurgias plásticas combinadas e nem ao longo de um determinado tempo. O que existe é o bom senso e a ética médica que devem estar sempre à frente de qualquer decisão pelo bem estar do paciente. Cirurgias longas demais ou que mexam em uma área muito extensa do corpo podem colocar em risco a saúde do paciente. Por isso, o Conselho Federal de Medicina determina como resolução de segurança não ultrapassar mais que 40% de extensão corporal no mesmo procedimento cirúrgico. 

Fatores a serem considerados

Saúde do paciente  

A primeira certeza que o especialista precisa ter para realizar cirurgias plásticas associadas, assim como qualquer outra, é que o paciente está com um bom estado de saúde.

Para ser um bom candidato a esse tipo de operação é preciso ter hábitos saudáveis: pessoas que estão acima do peso ou perderam muito peso recentemente, fumantes, com hábito de ingerir bebidas alcoólicas devem ser examinadas com bastante cuidado pelo especialista.

Vale ressaltar que ter vontade sem a real necessidade não é motivo suficiente para realizar cirurgias combinadas. Assim como pessoas com doenças ou situações crônicas como diabetes, pressão alta e problemas de tireoide, não costumam ser bons candidatos. Os resultados dos exames pré-operatórios vão ajudar o especialista a entender quais procedimentos serão mais seguros para cada paciente.

Tempo de cirurgia e anestesia

Um ponto crucial a ser avaliado antes da combinação de cirurgias é o tempo, pois sabemos que cirurgias muito longas ou em área muito extensa do corpo podem aumentar os riscos para o paciente. 

Preste atenção que aqui temos 2 variáveis:o tempo da cirurgia e o tempo da anestesia. Esses dois tempos quando associados resultam em alterações no metabolismo e fisiologia do corpo, o estresse cirúrgico. E é por isso que precisam ser muito bem calculados.

Condição pós-operatória

Outra questão muito importante para validar uma associação de cirurgias plásticas é o pós-operatório. Não são todas as cirurgias plásticas que permitem combinação entre si, seja na hora de realizá-las ou na recuperação.

Cada procedimento requer um conjunto de cuidados e recomendações para a recuperação ideal do paciente, e, algumas delas são parecidas ou passíveis de combinação. Mas existem outras que não vão permitir essa associação.

Podemos exemplificar com a Gluteoplastia e a Mamoplastia: na recuperação da cirurgia do bumbum a paciente não deve se apoiar nessa região, devendo deitar sempre de barriga para baixo. O que não é aconselhado após uma mamoplastia. Já na cirurgia de prótese de mama com lipoaspiração não ocorre esse tipo de inconveniente.

Mas afinal, quais são os benefícios das cirurgias plásticas combinadas?

Depois de passar por toda essa avaliação criteriosa e haver a possibilidade de associar 2 ou mais cirurgias plásticas em uma única operação, os benefícios podem ser:

  • A realização de apenas uma consulta para avaliação pré-operatória;
  • Anestesia única;
  • Redução de custos;
  • Período único de recuperação e afastamento das atividades;
  • Melhora do resultado final pelo efeito complementar de duas ou mais cirurgias;
Conheça agora as cirurgias combinadas mais comuns
Lipoaspiração + Abdominoplastia
Lipoaspiração + Abdominoplastia + Mamoplastia
Mamoplastia de aumento + Rinoplastia

Se você pensa em realizar mais de uma cirurgia plástica e tem dúvidas sobre como e quando elas podem ser feitas, você precisa buscar por um profissional com experiência e que seja de confiança. Só ele vai poder entender as suas vontades e necessidades e avaliar as condições para te guiar pelo melhor caminho possível.

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed