
A Abdominoplastia é uma cirurgia que possui o objetivo de retirar o excesso de pele e gordura localizadas abaixo do umbigo, e remodelar essa região do corpo. Geralmente, essa área abdominal é afetada na gestação ou quando uma pessoa
tem uma perda de peso excessiva.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar com o auxílio de uma equipe médica preparada, um cirurgião apto para tal procedimento e com anestesia que pode ser bloqueio peridural e sedação ou geral. É importante ressaltar que essa cirurgia não deve ser feita com o intuito de emagrecer ou substituir um estilo de vida saudável, afinal, o objetivo da mesma é a retirada dos excessos de pele e gordura.
Além disso, o paciente precisa se encontrar em um peso apropriado para se submeter a Abdominoplastia.
O tempo de cirurgia pode variar de 2 a 5 horas e o tempo de internação pode chegar a 24 horas. Como é a cicatriz da Abdominoplastia? A cicatriz transversa suprapúbica (cicatriz inferior) é necessária para realizar a Abdominoplastia, pois é o local de acesso para o assoalho do abdômen. Ela vai de uma ponta a outra do quadril e a característica dessa incisão dependerá do tamanho da cirurgia e das particularidades do corpo do paciente.
Quando é realizada Abdominoplastia após grandes perdas ponderais, muito comum em cirurgia reparadora pós bariátrica, além da cicatriz transversa suprapúbica também resta uma cicatriz vertical abdominal, formando um aspecto de âncora.
Para evitar a formação de líquido (seroma) durante o processo de cicatrização, pode ser necessário uso de drenos por até uma semana. A cinta deve ser utilizada nos primeiros 30 a 60 dias de pós-operatório. Será necessário repouso total nos primeiros dias e a realização de drenagem linfática de acordo com cada paciente.Também será preciso evitar a exposição ao sol.
O tempo de recuperação é particular de cada caso. É preciso ter um acompanhamento com as consultas pós-operatórias para observar a evolução.