alimentação no pós-operatório

Alimentação no pós-operatório

Quando pensamos em realizar uma cirurgia plástica criamos muitas expectativas e nos envolvemos com os preparativos importantes antes da cirurgia, mas e depois da cirurgia, como proceder? Você sabe como ter uma boa alimentação no pós-operatório, por exemplo?

O pós-operatório é um período que exige cuidados para um bom resultado final. Os cuidados que você tiver nessa fase irão interferir diretamente na sua recuperação. É normal que seu médico faça uma série de recomendações após um procedimento, dentre eles eu destaco uma boa alimentação como um dos principais. 

Uma alimentação balanceada com refeições leves é determinante nesse momento. A ingestão de pequenas porções durante o dia ajuda a evitar náuseas e manter o trânsito intestinal. Outra dica boa é manter uma boa hidratação, bebendo bastante água, pois seu consumo ajuda a transportar os nutrientes pelo organismo auxiliando no processo de cicatrização. 

Alimentos recomendados no pós-operatório:

  • Frutas cítricas: Por possuírem vitamina C, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
  • Carnes magras: Peito de frango e patinho são boas opções. No processo de digestão desses alimentos acontece a síntese de colágeno que auxilia na cicatrização.
  • Folhas verde-escuras, como couve, espinafre, agrião e rúcula: São ricos em vitamina K, que auxilia na coagulação sanguínea e evita sangramentos, inibindo a formação de manchas roxas no pós-operatório.
  • Leguminosas: Destaque para lentilha, grão-de-bico e feijão. Elas possuem grande quantidade de ferro e proteína, essenciais  para uma boa cicatrização.

Alimentos não recomendados no pós-operatório:

  • Frituras: Alimentos gordurosos favorecem o processo de inflamação, além de não possuírem bons nutrientes. 
  • Alimentos industrializados: Esses alimentos possuem uma grande quantidade de sódio em suas composições. Seu consumo em excesso pode causar retenção de líquidos e piorar o inchaço. 
  • Bebidas alcoólicas: A ingestão de álcool não é recomendada pois desidrata o organismo.
  • Frutos do mar: Eles estão associados à uma maior ação inflamatória e por isso são atribuídos a uma cicatriz hipertrófica e quelóides. 
  • Carne suína: Por ter um grande potencial inflamatório, a carne de porco pode agravar a lesão contribuindo para o surgimento de cicatrizes hipertróficas. 

Se você pretende realizar alguma cirurgia plástica, faça um bom pré-operatório, se planeje, e principalmente não deixe de seguir as recomendações alimentares realizadas pelo seu médico no pós-operatório. Isso irá garantir um melhor resultado para o seu procedimento. 

Gostou do conteúdo?

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br

Instagram: @dr.diovaneruaro

Categories:

Comments are closed