autoaceitação e cirurgia plástica

Autoaceitação e cirurgia plástica

O que uma pessoa procura quando decide realizar uma intervenção cirúrgica? Ser mais atraente? Aceitação? Autoaceitação? Melhorar sua autoestima? É comum que pacientes cheguem aqui no consultório buscando melhorar a sua aparência, mas precisamos entender quando essas razões são saudáveis ou quando trata-se de um problema com autoaceitação que não será alcançado com a cirurgia plástica.

Sim, realizar uma cirurgia plástica pode trazer benefícios que passam por melhorar a visão do paciente de si mesmo e pode ter efeitos no seu lado emocional, nas suas relações e, consequentemente, no seu bem estar. E quando há dificuldade de autoaceitação, é normal que as pessoas se sintam inseguras em relação aos outros e busquem mudar a sua aparência por meio da cirurgia plástica para se sentirem melhor.

Autoaceitação é: atitude que se tem consigo mesmo ao aceitar seus defeitos e virtudes de forma coerente, sem julgamento ou censura. O objetivo da autoaceitação é tornar-se global e positivamente consciente de si mesmo.

Mas é preciso estar atento quanto à obsessão pelo corpo perfeito. A pressão pelo padrão de beleza pode acabar fazendo com que algumas pessoas tenham uma distorção da sua imagem e se sintam insatisfeitas ao verem seus reflexos no espelho.

E uma coisa que talvez você não saiba é que o especialista em cirurgia plástica está preparado para te ajudar com isso, ele saberá detectar se há possibilidade de haver algum um distúrbio psiquiátrico ligado a transtorno de imagem.

Confira agora alguns sinais de distorção da imagem corporal:

– Baixa autoestima

– Supervalorização da aparência

– Comparação frequente com outras pessoas

– Dificuldade de autoaceitação com a sua imagem

– Apostar sempre na cirurgia plástica como solução para uma insatisfação estética

É importante que esses sintomas sejam tratados para que o paciente possa ter uma melhor autoaceitação e assim melhorar sua qualidade de vida e bem estar.  

Atenção! Ao serem observados, esses sintomas precisam ser avaliados por um psiquiatra para o tratamento adequado.

Cirurgia plástica à favor da autoestima

A busca pela cirurgia plástica já não é meramente estética, está intimamente ligada à autoestima e, muitas vezes, procurada com esse intuito tanto por homens quanto por mulheres. E isso faz com que O impacto da cirurgia plástica na auto-estima seja cada vez mais debatido e estudado, mostrando a cirurgia plástica estética como um instrumento de transformação do corpo e também da sua representação mental, ou seja, o ato cirúrgico acaba solucionando e trazendo alívio para um psiquismo inconformado.

Autoestima é: qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo.

Então, embora toda cirurgia envolva um certo risco, a cirurgia plástica é capaz de trazer sim benefícios para a autoestima. Mas é preciso lembrar que cada ser é único e seu corpo também, os procedimentos podem retocar e não te dar outro corpo.

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro

Categories:

Comments are closed