Blefaroplastia traz um olhar mais jovial.

Blefaroplastia: a cirurgia das pálpebras

A Blefaroplastia, como é conhecida tecnicamente a cirurgia das pálpebras, trata o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, retirando o excesso de pele,  bolsas de gordura, rugas, flacidez e assim rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

Seus benefícios estéticos são variados e proporcionam um olhar mais jovem, mas em muitos casos há também melhorias no aspecto funcional, já que várias pessoas sofrem com o peso nos olhos.

Idade ideal para realizar a Blefaroplastia

Não existe uma idade ideal para uma pessoa realizar a cirurgia das pálpebras e sim quando houver a necessidade de correção das questões citadas acima. Porém ela é mais comumente realizada em pacientes a partir dos 40 anos.

Realização da Cirurgia das pálpebras

O procedimento pode ser realizado ambulatorialmente por um cirurgião especializado e com o auxílio de anestesia local. Antes das incisões, o cirurgião demarca as linhas acompanhando a forma natural dos olhos para que as cicatrizes se confundam com as marcas naturais da pele.

A cirurgia dura em torno de 1 hora e geralmente o paciente é liberado logo após a cirurgia, depois da avaliação e da alta médica.

O pós-operatório da Blefaroplastia

De um modo geral não existe dor na recuperação dessa cirurgia, somente um ardor nas primeiras 24 horas que são facilmente resolvidos com uso de analgésicos prescritos.

Os inchaços e as manchas podem incomodar um pouco alguns pacientes nos primeiros 3 dias. Por isso, nesse período indicamos o uso de compressas geladas. Uma outra boa indicação é dormir com o travesseiro mais alto para acelerar o fim do inchaço e a diminuição das manchas.

E respondendo uma dúvida muito frequente: não há necessidade de curativos oculares após a cirurgia! Mas uma importante recomendação é fazer drenagem linfática o quanto antes para ajudar na regressão dos inchaços.

Retirada dos pontos e cicatrizes

Os pontos são retirados, geralmente, na primeira semana após o procedimento. São pontos internos e bem finos, mas ainda assim é importante retirá-los para evitar inflamações e problemas na cicatrização.

Como a pele das pálpebras é delicada, a cicatriz fica praticamente imperceptível e disfarçada nos sulcos dessa região – na pálpebra inferior ela fica escondida bem abaixo da linha ciliar e na pálpebra superior no sulco palpebral. 

Após a recuperação total, essas cicatrizes acabam ficando ainda mais suaves e podem ser disfarçadas com o auxílio de cosméticos e até maquiagens. 

Resultado definitivo da Blefaroplastia

No geral, após o primeiro mês já é possível ver o resultado definitivo da cirurgia das pálpebras, mas é sempre bom lembrar que cada caso é particular e vai depender da evolução e cicatrização de cada paciente.

Benefícios da Cirurgia das pálpebras

Existem diversos benefícios que podem ser alcançados pelo paciente com a realização da Blefaroplastia:

  • Correção das bolsas abaixo dos olhos – incômodo para muito pacientes;
  • Retirada do acúmulo de gordura nas pálpebras superiores – aparência inchada;
  • Remoção do excesso de pele na pálpebra superior – aquelas dobras que prejudicam o contorna natural;
  • Correção das pálpebras inferiores –  pele caída pelo efeito do tempo;
  • Melhora da autoestima – rejuvenescimento facial.

Como você pôde ver por aqui, a Blefaroplastia é uma cirurgia plástica relativamente simples mas que pode trazer ótimos benefícios para os pacientes que realmente precisam. Então, se você sente a necessidade de passar por esse procedimento, procure um profissional sério, com experiência e que seja de confiança. Ele poderá avaliar o seu caso, tirar todas as suas dúvidas e atender às suas necessidades da melhor forma.

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro

Categories:

Comments are closed