Cirurgia plástica e autoestima

Você já parou para pensar sobre a ligação entre cirurgia plástica e autoestima? Vamos conversar sobre os reais motivos que levam uma pessoa a optar por fazer uma cirurgia plástica.

Eles podem ser variados e muitas vezes estão ligados a insatisfação em relação à própria imagem. A maioria das pessoas, acaba tendo dúvidas sobre isso, logo, eu recebo muitos pacientes confusos sobre o poder dos procedimentos na elevação da autoestima.

Então vou começar dizendo que sim, a cirurgia plástica está relacionada a autoestima. Entretanto, é preciso tratar esse tema com cuidado e saber que o procedimento pode ajudar pessoas que precisam melhorar a aceitação do seu corpo.

Mas fique atento! Essas cirurgias não seguem um padrão. E não é possível copiar um modelo de nariz, ou te dar aquela barriga tanquinho da foto da revista. Então agora eu te convido a entender melhor todas essas questões!

AUTOESTIMA NO DICIONÁRIO: Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões.

A cirurgia plástica além da estética

Fazer uma cirurgia plástica pode trazer benefícios que passam por melhorar a visão do paciente de si mesmo e pode ter efeitos no seu lado emocional, nas suas relações e, consequentemente, no seu bem estar.

Ainda existem casos em que ela é necessária para dar ao paciente liberdade para viver sem sentir insegurança ou medo do julgamento dos outros. Como no caso de crianças com orelhas de abano que sofrem na escola e que pode ser resolvido com a otoplastia.

Logo, está claro que uma cirurgia plástica pode trazer bons resultados na elevação da autoestima ligados à satisfação pessoal em diversos setores da vida. Alguns deles passam por: melhorar os sentimentos negativos, o humor, a autoconfiança, a disposição para se cuidar, entre outros.

Atenção às razões que te levam a cirurgia

Já sabemos que há sim benefícios para a autoestima gerados pelos procedimentos cirúrgicos. Mas é preciso estar atento a algumas armadilhas psicológicas: cuidado com a busca pela perfeição! Cada ser é único e seu corpo também, os procedimentos podem retocar e não te dar outro corpo.

Hoje em dia há muita pressão, principalmente sobre as mulheres, em seguir um padrão estético que pode ser inalcançável. Por isso, a paciente precisa pensar bem e entender se as suas razões são realmente indicadas para se submeter a uma cirurgia plástica.

O procedimento precisa trazer bem estar para sua vida e realmente te fazer sentir melhor. E uma coisa que talvez você não saiba é que o especialista em cirurgia plástica está preparado para te ajudar com isso, ele saberá detectar se há possibilidade de haver algum um distúrbio psiquiátrico ligado a transtorno de imagem, que não é tão raro assim.

Por isso, a consulta e a conversa com o especialista são tão importantes para que o paciente tome uma decisão segura e com uma expectativa real dos resultados. Já que você precisa entender que a cirurgia plástica pode melhorar a sua qualidade de vida. Mas não é capaz de te dar a perfeição ou curar alguma insatisfação mais profunda.

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed