Terceira idade

Cirurgia plástica na terceira idade

Em geral, são classificadas como idosas as pessoas acima dos 60 anos. Chegar nessa idade de fato faz uma pessoa mais madura, mas com certeza não significa que ela não deva buscar qualidade de vida e se sentir bem consigo mesma. Se olhar no espelho e não enxergar por fora o reflexo do seu estado de espírito pode ser muito ruim para a saúde. E é exatamente por isso que a cirurgia plástica na terceira idade vem se tornando cada vez mais frequente.

Essa fase da vida que corresponde à terceira idade foi vista até pouco tempo como um momento em que as pessoas já se encontram sem muita energia. Mas o aumento da expectativa de vida vem mudando essa realidade com um crescimento do número de pessoas na terceira idade que continuam ativas e buscam novas experiências, bem-estar e até mesmo beleza.

Você já ouviu falar no envelhecimento ativo? Esse termo não está relacionado apenas às atividades físicas. Ele se baseia em três pilares: participação social, cuidados com a saúde e proteção ao idoso.

Existe idade ideal para realizar uma cirurgia plástica?

A idade de um paciente não é o único fator considerado na hora de avaliar a viabilidade de uma cirurgia plástica. Embora o tempo cronológico traga alguns riscos adicionais, a decisão para a realização de cirurgias plásticas em pessoas mais velhas é a saúde do paciente.

Sabemos que a cirurgia plástica pode sim trazer muitas vantagens em relação à autoestima de senhoras e senhores da terceira idade, sendo até mesmo um fator decisivo na manutenção de suas atividades sociais. Mas ela deve ser realizada com segurança e alguns cuidados especiais que um especialista de confiança irá garantir.

Cuidados especiais em cirurgia plástica na terceira idade

O envelhecimento natural do organismo traz particularidades no paciente da terceira idade. Portanto, é preciso tomar algumas importantes medidas que explicarei abaixo:

  • Realizar um check up geral para saber o estado geral de saúde do paciente

O envelhecimento aumenta o risco de doenças que muitas vezes são silenciosas mas podem trazer algum risco à cirurgia. Por isso é imprescindível a realização de uma bateria de exames que mostrem o estado geral de saúde do paciente, e assim o especialista pode se preparar para reduzir os riscos do procedimento.

  • Fazer acompanhamento médico de doenças crônicas

Pacientes que já tenham conhecimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras, necessitam que o profissional que trata destas esteja presente na decisão e nos preparativos da cirurgia plástica.

Essa ciência e autorização são fundamentais para que tudo seja feito com os cuidados exigidos e toda a segurança que o paciente precisa.

  • Ter mais paciência no pós-cirúrgico

Toda cirurgia exige cuidados diferenciados e um período de recuperação. A cicatrização na terceira idade costuma ser mais lenta do que em indivíduos mais jovens, então certamente será necessário um tempo mais longo de pós-operatório.

  • Evitar a realização de vários procedimentos ao mesmo tempo

Diferente dos pacientes mais jovens, o paciente na terceira idade não deve passar por cirurgias combinadas.

Essa prática submete o paciente a um tempo excessivo sob efeito de anestesia, o que não é recomendado para idosos. Além disso, o tempo de recuperação seria maior e mais desconfortável se comparado a uma única cirurgia.

Cirurgias mais procuradas na terceira idade

Lifting facial

Com o tempo, a pele, o aparecimento de linhas de expressão, rugas e ausência de sustentação na região do pescoço pode fazer com que uma pessoa se sinta irreconhecível ao se olhar no espelho.

E a ideia da cirurgia plástica é melhorar o aspecto da pele, suavizar sinais de expressão, sem deixar de lado a naturalidade da beleza que há em cada idade.

Mamoplastia com prótese

Essa cirurgia possui o objetivo de aumentar, corrigir ou devolver o volume dos seios e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria, por meio de uma prótese colocada na mama.

Geralmente, na terceira idade, as mulheres procuram procedimentos que elevem as mamas que ficaram naturalmente flácidas pela idade, como a mastopexia, com ou sem colocação de prótese de mama.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia que tira o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez muscular da região dos olhos, na pálpebra tanto superior como inferior. Ela possui benefícios estéticos, proporcionando um olhar mais jovem, mas também funcionais, já que muitas pessoas sofrem com o peso nos olhos.

Converse com seu médico

Eu faço questão de sempre ressaltar a importância de buscar informações confiáveis e um profissional de confiança. Em toda cirurgia plástica a segurança do paciente deve estar em primeiro lugar e isso não é diferente na terceira idade.

Somente um cirurgião sério vai seguir todas as recomendações e garantir a tranquilidade, os cuidados e uma recuperação adequada para o resultado ideal.

É possível sim realizar procedimentos estéticos em idosos e devolver a autoestima que eles precisam!

Gostou do conteúdo? 
Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 
E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  
Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed