Dicas para o pós-operatório de cirurgia plástica
O pós-operatório é um período crucial após a cirurgia que exige alguns cuidados, e, dependendo da dimensão do procedimento, eles podem ser mais ou menos limitadores nas primeiras semanas da rotina do paciente. Mas por outro lado esses cuidados interferem diretamente na recuperação e por consequência nos resultados da cirurgia.
São muitas as recomendações após uma cirurgia plástica, seja ela uma mamoplastia, abdominoplastia, lipoaspiração, rinoplastia ou até um lifting facial. Vamos conhecer agora alguns desses cuidados essenciais que costumam ser gerais à todas elas:
- Medicação correta
Tome os remédios indicados pelo médico, respeitando a dose e os horários para evitar dores e infecção;
- Alimentação balanceada
Faça refeições leves e com fibras, comendo pequenas quantidades ao longo do dia para evitar náuseas e manter o bom funcionamento intestinal;
- Ingestão de líquidos
Beba muita água para manter a hidratação do organismo e evitar retenção e edemas;
- Esforço físico
Evite fazer exercícios físicos, principalmente quando há pontos em alguma região do corpo;
- Repouso
Procure repousar em uma posição confortável de acordo com a cirurgia para o corpo se recuperar;
- Retorno ao médico
Volte ao consultório nas datas marcadas para trocar curativos e receber novas recomendações;
- Cigarros
Suspenda o uso de cigarros por pelo menos 30 dias;
- Drenagem
Faça sessões de drenagem linfática conforme a orientação do seu médico.
Pós-operatório x Sol
A exposição solar é uma das principais vilãs no processo pós-operatório. Os cuidados com o sol nesse período são muito importantes para não prejudicar o resultado da cirurgia e do processo da cicatrização. São alguns dos problemas que essa exposição pode causar:⠀
➡Escurecimento das cicatrizes;
➡Formação de manchas;
➡Sensação de inchaço;
➡Latejamento devido a vasodilatação;
➡Ressecamento da pele.
O ideal é evitar exposição longa ao Sol nos primeiros 3 meses após a cirurgia. Nesse período a produção da melanina é mais intensa e é recomendado cuidado redobrado. Mas como sempre digo, cada cirurgia tem o seu tempo de recuperação e cada paciente reage de uma forma.
Mas lembre-se! O tempo de recuperação cirúrgica é relativo e individual. Sendo assim, cada cirurgia deve ser avaliada individualmente pelo especialista durante as consultas. |
Esteja preparado para os cuidados pós-operatórios⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após uma cirurgia o paciente pode ficar com o sistema imunológico mais comprometido e com um processo de cicatrização em andamento, não obedecer a essas regras básicas pode ocasionar uma infecção, má cicatrização, abertura dos pontos, hematomas, acúmulo de líquido e até consequências mais sérias.
Sendo assim, dependendo da sua cirurgia, esteja ciente das limitações e exigências que esse procedimento desejado irá ter na sua rotina e escolha o momento certo para realizá-lo.
Gostou do conteúdo?
Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para:
E-mail: contato@diovaneruaro.com.br
Instagram: @dr.diovaneruaro.
Comments are closed