Cirurgia plástica: qual é a idade ideal?

Hoje vamos falar sobre o aumento do desejo de se realizar a primeira cirurgia plástica entre os jovens. É perceptível que o número de adolescentes entre 13 e 18 anos que realizam cirurgias plásticas tem crescido nos últimos anos. Mas existe uma idade ideal para se realizar a primeira cirurgia plástica?

A resposta é não, pois cada paciente deve ser avaliado de forma individual. Deve-se levar em conta cada caso e as reais necessidades de se submeter à cirurgia.

A adolescência é uma fase de mudanças no corpo e são comuns as queixas dos jovens em relação à elas. Existem muitos fatores que influenciam a tomada de decisão de se fazer uma cirurgia plástica estética. Podemos citar como exemplo o padrão de beleza imposto pelas redes sociais e também a comparação com os amigos.

O que devemos considerar antes da cirurgia plástica em adolescentes?

1- Idade ideal para a cirurgia, levando em conta o desenvolvimento corporal do paciente

2- Bom senso. É  preciso analisar a real necessidade do adolescente em realizar o procedimento, não basta apenas a sua vontade

3- Estabilidade emocional para lidar com as mudanças após a cirurgia

É importante lembrar que alguns procedimentos são definitivos e a decisão de se realizar a cirurgia deve ser muito bem pensada entre o paciente, seus pais e o cirurgião. Quando se é jovem, é mais fácil agir por impulso e com isso se arrepender após os resultados da cirurgia. Outro fator importante é que nessa fase o corpo ainda está em desenvolvimento, por isso a cirurgia com fins estéticos são indicadas após a fase da puberdade, quando o corpo está todo desenvolvido.

Já no caso da cirurgia plástica reparadora, essas podem ser feitas em qualquer idade desde que se tenha a necessidade. 

Entre crianças e adolescentes os procedimentos mais procurados são:

 – Rinoplastia

 – Otoplastia (para correção de “orelha de abano”)

 – Mamoplastia (aumento ou redução)

Ambas as cirurgias plásticas, estética e reparadora, mudam a aparência do paciente. Por isso é preciso ter consciência de que nem sempre será possível ter um resultado 100% igual ao esperado. Se você está pensando em realizar um procedimento desse tipo, procure por um cirurgião de confiança para ter um resultado que supere a sua expectativa. 

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br 

Instagram: @dr.diovaneruaro

Categories:

Comments are closed