Rosto de mulher madura

Lifting Facial e Mini Lifting: entenda as diferenças

Quando o assunto é rejuvenescimento facial surgem diversos nomes de tratamentos e cirurgias que podem resolver as insatisfações que são muito comuns. Mas com eles acabam aparecendo também muitas dúvidas e confusões de pacientes, principalmente em relação ao Lifting Facial e o Mini Lifting.

Todos sabemos bem que a ação do tempo, da gravidade e da exposição ao sol associada a diminuição da atividade do colágeno causam um efeito não muito desejado no rosto de mulheres e homens maduros. Aí começa aquela aparência de cansaço, marcas mais profundas e aparecem tão temidas sobras de pele.

Então, é nessa hora que se iniciam as buscas por procedimentos que podem ajudar a melhorar a aparência da pele do rosto e o Lifting Facial e o Mini Lifting servem exatamente para isso – tratar a flacidez do rosto. Entretanto existem algumas importantes diferenças entre eles e é isso que veremos agora.

Indicação

Enquanto o Lifting Facial em geral é indicado para pessoas com mais de 50 anos que possuem grande quantidade de pele excedente, flacidez e rugas. O Mini Lifting é recomendado para pessoas um pouco mais jovens, na faixa de 30 a 50 anos de idade. E suas queixas costumam ser: face cansada, perda de volume e rugas ainda não tão pronunciadas.

Procedimento

Basicamente, o Lifting Facial é um procedimento mais completo e profundo. Também chamado de ritidoplastia, a cirurgia permite recriar a aparência facial da juventude por meio da remoção de pele, reposicionamento da gordura, e até mesmo músculos. 

Por ser complexo e meticuloso, o procedimento pode ter em torno de 3 a 5 horas de duração, dependendo das estruturas a serem tratadas e é necessária a internação do paciente pelo período de até 24 horas. Lembrando que todos os detalhes são combinados com o paciente antes da cirurgia. 

Já o Mini Lifting, trata-se de um procedimento menos invasivo para quem deseja corrigir alguma imperfeição,  amenizar linhas de expressão ou deixar a aparência do rosto mais jovem. Ou seja, recomendado para os mesmos problemas que o lifting facial, mas em nível moderado.

Nesse procedimento são realizadas incisões mínimas e discretas que variam de 3 a 5 cm, e por isso muitas vezes pode ser feito ambulatorialmente com anestesia local. Ele é considerado preventivo para o envelhecimento facial precoce, perda do triângulo facial jovial e ajuda a evitar a flacidez da pele.

Pós operatório

Existem diversos cuidados a serem tomados após qualquer cirurgia. Em ambos os casos o paciente deve evitar se expor ao sol no período de 30 dias, se alimentar bem e ingerir muito líquido. O curativo compressivo e dreno (caso tenha sido necessário) são retirados em 24 horas. E é comum, principalmente no Lifting Facial, ocorrer inchaços (edema) e manchas roxas (equimose) que vão sumindo depois da segunda semana.

O Pós do Mini Lifting costuma ser mais tranquilo justamente por ser um procedimento menos invasivo. Entretanto, é bem parecido com o do Lifting Facial, com retorno das atividades normais em 1 a 2 semanas. 

A recuperação é praticamente indolor, e pode haver redução da sensibilidade ou até hipersensibilidade na área operada por um curto período de tempo. Mas não se preocupe, isso volta ao normal após algumas semanas.

Resultado

Os resultados, geralmente, começam a ser percebidos a partir do 15º dia e se tornam definitivos entre o 6º e o 12º mês após a cirurgia. Mas vale lembrar que esses procedimentos proporcionam uma melhora no rejuvenescimento da face, mas não interrompem o processo natural de envelhecimento celular.

As cicatrizes mínimas e bem posicionadas decorrentes de ambas as cirurgias acabam se confundindo com os contornos anatômicos da face. Poi isso não costumam incomodar diante de todo o resultado. Mas é importante ressaltar que elas são definitivas, então, buscar um profissional capacitado e de confiança é fundamental.

Dica valiosa!
Seja qual for a cirurgia ou procedimento que você vá realizar, ele deve ser avaliado e adequado de acordo com as suas necessidades. Você precisa estar ciente que mesmo no caso do Mini Lifting é necessário um planejamento médico que leva em consideração a sua estrutura facial e necessidades. Não há uma regra fixa sobre faixa etária ou qualquer outro padrão, o que é levado em consideração na hora na escolha do procedimento mais adequado é a qualidade da pele e suas particularidades. 

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed