Lipo de Papada

Lipo de Papada: entenda mais.

Ganho de peso, genética e envelhecimento são alguns dos fatores que podem ser razões para o acúmulo de gordura na papada. E sendo a face a região do corpo mais evidente, responsável pela essência do nosso reconhecimento e até parte da nossa identidade, há hoje em dia cada vez mais buscas por procedimentos que resolvam estes problemas e evitem prejuízos à autoestima e um dos mais efetivos é a lipo de papada.

Mas afinal, o que é a lipoaspiração de papada?

Trata-se de uma técnica que utiliza pequenas cânulas para realizar a aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço. É um procedimento minimamente invasivo realizado com anestesia local, em ambiente hospitalar ou ambulatorial.

Os principais benefícios da lipo de papada 

  • Elimina o queixo duplo de forma permanente;
  • Reduz a gordura do pescoço;
  • Melhora a linha da mandíbula;
  • Cria um contorno facial mais harmônico;
  • Traz uma aparência mais jovial.

Quando ela é indicada?

A lipo de papada é recomendada para homens e mulheres que apresentam leve ou nenhuma  flacidez na região. Isso porque essa técnica retira apenas a gordura subcutânea e não o excesso de pele. Logo, as melhores indicações são para pessoas que possuem excesso de gordura e, ao mesmo tempo, uma pele firme e elástica.  

Por ser um procedimento que melhora a harmonia e o contorno da face após a retirada de gordura, dando a sensação de jovialidade e definição do ângulo da mandíbula, a lipoaspiração de papada também é indicada para quem busca o rejuvenescimento facial.

Como é realizada?

A cirurgia deve ser planejada de acordo com cada caso específico, totalmente personalizada de acordo com a estrutura natural da face, pescoço e queixo do paciente. A remoção da papada ou “queixo duplo” por meio de lipoaspiração começa com anestesia local e uma pequena incisão. Geralmente, as áreas mais comuns da incisão são:

  • Lóbulos na parte de trás das orelhas;
  • Abaixo do queixo.

Utilizando uma cânula bem pequena para “sugar” o excesso de gordura, o procedimento é realizado a partir de movimentos de “vai e vem”. Então, após garantir que o queixo do paciente está mais liso e alinhado com a face, o instrumento é removido, uma pequena sutura é feita para fechar a incisão e são aplicadas ataduras.

E mais!

A lipo de papada, quando associada ao laser, tem um resultado excelente pois o calor do laser, faz com que haja um estímulo de colágeno e com isso uma maior retração da pele.

Como é o pós-operatório?

Apesar de ser um tipo de lipoaspiração, por ser um procedimento mais simples, a lipo de papada costuma ter um tempo mais curto de recuperação. A maioria dos pacientes sente apenas um desconforto mínimo após o procedimento.  

Geralmente, em um ou dois dias ele já pode retornar às atividades leves, sendo recomendado o repouso e manter o curativo por pelo menos 24 horas. É necessário o retorno ao consultório após 7 dias para retirar os pontos e, ainda, fazer uma avaliação prévia da recuperação.

Durante o pós-operatório em casa são recomendados cuidados com a higienização da sutura e o uso de faixa compressiva no pescoço para reduzir edema e evitar acúmulo de líquido, como seroma.

E então, normalmente, já é possível retornar ao trabalho depois de uma semana e aos exercícios físicos, após 14 dias.  

Cuidado com o Sol!

Para evitar o surgimento de manchas indesejadas, a exposição solar não é indicada enquanto a região estiver inchada e com tonalidade roxa.

O que esperar dos resultados?

Como acontece em qualquer cirurgia plástica, só é possível ver o resultado final após aguardar a redução do inchaço e a total cicatrização, e no caso da lipo de papada isso pode levar de seis meses a um ano. Mas logo após o término do procedimento já é possível notar diferenças significativas em relação à gordura localizada. 

Agora quando o assunto é a manutenção dos resultados, costumo dizer que depende muito do estilo de vida do paciente. Isso porque caso haja um aumento significativo de peso o acúmulo de gordura pode retornar, mesmo depois do procedimento.

Então, se você está em busca dessa ou outras cirurgias plásticas e deseja ter uma boa manutenção dos resultados, entenda que é essencial adotar um estilo de vida saudável, cuidando da alimentação e mantendo uma rotina de atividades físicas.

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro

Categories:

Comments are closed