Qual é a melhor cirurgia: Lipoaspiração ou abdominoplastia?

Lipoaspiração ou abdominoplastia: qual é melhor?

Lipoaspiração ou abdominoplastia: qual é melhor?

Se você tem alguma insatisfação com a sua região abdominal já deve ter tido essa dúvida em algum momento. Tanto a lipoaspiração quanto a abdominoplastia são cirurgias plásticas que visam melhorar o aspecto dessa região do corpo, porém existem diferenças importantes entre elas.

A escolha pelo procedimento ideal é fundamental para que o resultado esteja alinhado com as expectativas. E isso passa, é claro, por entender as suas necessidades, mas também por conhecer cada procedimento e seus objetivos. Então será que vocês realmente sabem quais são as diferenças entre eles?

Cirurgias diferentes, resultados diferentes

Sim, é isso mesmo… apesar de ambas as cirurgias proporcionarem uma melhora na estética do abdome, o resultado não é exatamente o mesmo. E isso acontece porque elas têm objetivos específicos diferentes.

Enquanto a lipoaspiração combate a gordurinha localizada, a abdominoplastia retira o excesso de pele da região abdominal. Ou seja, a abdominoplastia elimina parte da flacidez e a lipoaspiração não consegue atingir esse propósito, podendo até acentuar o excedente de pele.

Lipoaspiração e Abdominoplastia: recomendações e  indicações

Podemos dizer que, de uma maneira geral, essas cirurgias são indicadas para diferentes fases da vida.Quando falamos de lipoaspiração, temos uma indicação mais comum para pacientes jovens e mulheres que ainda não passaram por gravidez, sem flacidez. Isso porque apesar de eliminar o acúmulo de gordura em locais com volumes indesejados, a lipoaspiração não remove as gordurinhas que estão abaixo dos músculos. 

Já a abdominoplastia, é mais indicada para pacientes que tiveram uma perda de peso muito acentuada ou que já passaram por gestações e sofrem com a flacidez. Em razão de sua característica mais funcional, onde a musculatura do abdome pode ser aproximada, resgatando a firmeza da região.

Pode haver indicação de cirurgia combinada?

Essa é uma questão importante! Há sim casos onde no lugar de escolher uma das duas, a melhor solução é realizar uma cirurgia combinada: Lipoaspiração + Abdominoplastia. E é o que eu vou explicar agora.

Imagine uma lipoaspiração onde a retirada de gordura é muito grande. Nesse caso, pode haver uma acentuação do excesso de pele. E é aí que entra a abdominoplastia, realizando a remoção deste excesso de pele e evitando flacidez, proporcionando assim o melhor resultado de contorno corporal para a paciente.

2 cirurgias, 1 semelhança 
Apesar de todas essas questões que diferenciam as duas cirurgias plásticas, há um detalhe comum entre elas: nenhuma delas deve ser realizada com o objetivo de emagrecimento! Ainda que a lipoaspiração e a abdominoplastia acabem contribuindo para a redução de medidas, esse não é e nunca poderá ser considerado como o foco das cirurgias.

Mas afinal, qual é a melhor cirurgia?

Não existe resposta para essa pergunta, cada cirurgia tem suas vantagens e desvantagens para determinada situação. A definição de qual procedimento é mais indicado para você deve ser discutida com o seu cirurgião plástico em uma consulta presencial. 

Vocês devem conversar bastante e juntos entender as reais necessidades e objetivos. Discutir os prós e os contras de cada procedimento e analisar quais técnicas podem lhe trazer os melhores resultados. E é por isso que sempre bato na mesma tecla: procure um especialista de confiança e tenha mais tranquilidade para realizar os seus sonhos.⠀

Gostou do conteúdo? 
Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 
E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  
Instagram: @dr.diovaneruaro.

Comments are closed