Planejamento para cirurgia plástica.

Como planejar a minha cirurgia plástica?

Realizar uma cirurgia plástica é um passo importante na vida de uma pessoa e se planejar pode fazer toda a diferença no resultado final. São muitos detalhes que precisam ser considerados, logo, dedicar um tempo para o planejamento, é a sua melhor opção.

Então vamos ver agora como deve ser esse planejamento! Abaixo você poderá conhecer as principais etapas que devem ser cumpridas antes da tão sonhada cirurgia plástica.

Decisão da cirurgia

Você pode achar estranho, mas temos que começar exatamente pelo começo. E isso significa pensar bastante nessa decisão. Ter uma insatisfação com alguma parte do seu corpo não é suficiente, você precisa ponderar se realmente está disposto a passar por todas essas etapas seguintes.

Essa é a hora de pensar bem sobre questões financeiras, emocionais, físicas e até sobre o tempo que deverá ser investido nessa jornada que é a cirurgia plástica. Só depois de pesar tudo isso você deve chegar a uma decisão responsável.

Escolha do cirurgião plástico

Essa é uma das etapas mais importantes do seu planejamento: a escolha do profissional. Já falamos sobre isso aqui no Blog. Você deve levar em conta alguns aspectos para fazer uma escolha assertiva e segura:

  • Formação e especialização
  • Experiência na cirurgia em questão
  • Reputação do especialista
  • Avaliação de outros pacientes

Depois dessa avaliação você estará preparado para escolher um profissional sério e capacitado para cuidar de você e da sua saúde. Aí é o momento de agendar a primeira consulta!

Esse momento vai ser fundamental para você esclarecer tudo sobre a cirurgia. Nessa avaliação o especialista poderá verificar se a cirurgia plástica que você deseja fazer é a mais indicada para seu caso e tirar todas as suas dúvidas.

Você precisa ser muito honesto e criar uma relação de confiança com o seu médico para garantir o melhor resultado pra você ao final do processo. Alinhe com ele todas as suas expectativas!

Dossiê cirurgia plástica

É hora de reunir todas as informações que você tem sobre o procedimento. Considere os detalhes obtidos por meio das suas pesquisas e as recomendações passadas pelo médico na primeira consulta.

  • Possíveis mudanças obtidas com a cirurgia
  • Cuidados pré e pós-operatórios
  • Dias de internação
  • Condução da cirurgia
  • Tipo de anestesia
  • Restrições na recuperação
  • Riscos associados ao procedimento

É essencial ter todas essas informações claras para poder preparar e planejar com calma sua cirurgia, inclusive para avaliar o agendamento do procedimento.

Planejamento financeiro

Continuando sem pressa! O planejamento financeiro vai permitir que a realização da cirurgia plástica se torne mais acessível, pois você terá tempo para guardar dinheiro e fazer sua cirurgia com um profissional qualificado.

É preciso lembrar que normalmente os planos de saúde não cobrem esse tipo de cirurgia e você precisará pensar nos custos diretamente ligados a ela, como: cirurgião plástico, equipe médica, anestesista ,etc. Mas há ainda custos indiretos como: exames, medicamentos, cintas, sessões de drenagem linfática e todos os gastos ligados aos cuidados pré e pós-operatórios.

Todos esses gastos são necessários e a minha recomendação é jamais economizar com a sua saúde. Você deve fazer o melhor para garantir o melhor resultado. E o planejamento serve exatamente pra te ajudar nisso, economizar para a cirurgia pode ser preciso e é aqui que você descobrirá isso. 

O melhor momento para a cirurgia

Depois do dossiê e do planejamento financeiro é hora de pensar quando será o melhor momento para realizar a cirurgia! Você vai precisar analisar todas as etapas até aqui e entender o que será viável para o seu caso.

Pondere também o tempo de recuperação que varia bastante de acordo com o procedimento, então procure conciliar a operação com um período em que esteja livre de outras atividades. Leve em consideração também a época do ano. Caso deseje curtir o verão, pense no período de cicatrização para curtir a estação.

O mais importante é sempre escolher um momento mais tranquilo e com tudo programado com antecedência.

Revisão de hábitos

O planejamento da sua cirurgia plástica com antecedência, te dará tempo para repensar seus hábitos. O momento é de melhorar seu estilo de vida pela sua saúde em geral, mas também porque isso influenciará diretamente no resultado da sua cirurgia plástica.

A recomendação é manter hábitos saudáveis como atividades físicas, alimentação adequada e controlar o peso. E evitar o  uso de tabaco, ingestão de álcool, alimentação gordurosa ou com açúcar, pois podem prejudicar a recuperação e cicatrização da cirurgia.

Chegamos ao fim do planejamento!

Se você tem uma insatisfação com o seu corpo e sonha em realizar a sua cirurgia plástica não deixe de se planejar. Esse é um passo importante e o planejamento vai te ajudar a entender todo o processo e suas etapas, e mais do que isso, vai te preparar para passar por esse momento com tranquilidade e segurança.

E se eu posso dar uma dica final: não acredite em milagres. Esse é um detalhe muito importante para a sua satisfação após a cirurgia. 

Gostou do conteúdo? 
Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 
E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  
Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed