Rinoplastia aberta ou fechada?

A Rinoplastia é uma das cirurgias mais complexas da face. Não só pelo fato do nariz estar localizado no centro do rosto, mas também por exigir uma técnica bem minuciosa. É preciso ser detalhista e possuir muita habilidade para encontrar harmonia e equilíbrio no resultado, evitando narizes com aquela aparência artificial.

Conforme já falamos aqui em outro artigo sobre Rinoplastia, ela pode ser dividida em 2 tipos:  

Aberta (exorrinoplastia): há necessidade de uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. 

Fechada (endonasal): são feitas incisões apenas dentro das narinas.

Técnicas de Rinoplastia: vamos conhecer suas vantagens e desvantagens

Na cirurgia fechada a grande vantagem é poder mexer apenas nas estruturas que necessitam ser modificadas, não havendo manuseio da estrutura global do nariz, sendo mais rápida e sem cicatrizes.

Sendo assim, podemos dizer então que a desvantagem do uso dessa técnica é justamente não ter a visão completa do nariz, o que pode dificultar em algumas correções específicas.

Já na cirurgia aberta temos a questão da visibilidade como a grande vantagem, pois é elevada toda a pele e descoladas todas as estruturas do nariz para só depois serem realizadas as alterações. 

Suas desvantagens são exatamente decorrentes disso, ela acaba sendo uma cirurgia mais demorada, pois há necessidade de remontar todo o nariz, o que acaba gerando também uma pequena cicatriz na columela (base do nariz) e um pós operatório um pouco mais delicado.

Minha experiência com a Rinoplastia

Um fato bem interessante é que em minha experiência com cirurgia do nariz, percebo que há uma tendência, por parte dos pacientes, a achar que a cirurgia aberta é melhor e mais eficiente do que a fechada. Então preciso dizer a vocês que isso não é verdade. 

Cada uma das 2 técnicas tem suas vantagens e desvantagens, conforme acabamos de ver aqui acima. E cabe ao especialista avaliar o melhor para o caso particular de cada paciente.

A Rinoplastia é uma das minhas grandes especialidades, onde eu dedico boa parte dos meus estudos e atualizações. E posso afirmar que, no meu consultório, eu procuro entender bem o paciente e explicar da forma mais clara possível o meu plano cirúrgico para que não fique nenhuma dúvida ou sensação de medo.

Expectativas X perfeição

É claro que não há possibilidade de erro em uma rinoplastia, seja ela realizada com a técnica aberta ou fechada. Mas acredito que muitas vezes a grande questão é a busca pela perfeição. Precisamos entender que a cirurgia plástica não é perfeita, nenhuma técnica em nenhum lugar do mundo. Logo, a busca não pode ser pela perfeição.

Ao recorrer a uma rino, é claro que você está insatisfeito e quer mexer na parte estética do seu nariz, remodelando e corrigindo imperfeições, mas precisa ter a expectativa realista!

Em uma cirurgia plástica vamos precisar lidar com as suas características particulares existentes, seja etnia, formato do rosto ou tipo de pele. E isso vai influenciar nas possibilidade do resultado: um nariz mais belo e em sintonia com a sua face.⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou do conteúdo?
Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 
E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  
Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed