Rinoplastia

Rinoplastia: cicatrizes e cuidados

Quando alguém decide fazer uma cirurgia, é comum ter preocupação com cicatrizes. Agora imagine quando se trata de uma cirurgia plástica em uma área exposta e no centro da face… a Rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e costuma gerar muitas dúvidas e receios em relação às tão temidas cicatrizes.

A Rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é um procedimento complexo, pois trata-se de uma combinação de variadas técnicas selecionadas de acordo com cada tipo de nariz e efeito desejado. Modificar tamanho e formato, alterar a largura das narinas, alinhar o ângulo entre o nariz e o lábio, corrigir problemas funcionais como o desvio de septo são algumas das possibilidades de abordagens tanto estéticas quanto funcionais.

Mas afinal, a Rinoplastia deixa cicatrizes?

Existem 2 maneiras de realizar a cirurgia no nariz – por via fechada ou aberta – e cabe ao especialista avaliar o melhor para o caso particular de cada paciente. Mas uma coisa é fato: por se tratar de uma intervenção estética que requer a abertura das estruturas nasais, a Rinoplastia deixa sim cicatrizes.

O mais importante de se perguntar é onde e o tamanho dessas cicatrizes. Na Rinoplastia fechada as cicatrizes acabam sendo mais discretas em função de sua localização, já que ficam escondidas dentro da cavidade nasal. Essa é uma das principais vantagens dessa técnica conforme já conversamos antes em outro artigo do Blog.

No entanto, nem sempre essa técnica é a mais adequada ao paciente, e na rinoplastia aberta acabam sendo realizadas incisões, nas asas nasais ou na columela, deixando uma pequena cicatriz externa.

ENTÃO, FIQUE ATENTO!
Independentemente da técnica, a cicatriz após a rinoplastia existe. O seu tamanho e localização estão relacionados com a complexidade e a técnica da cirurgia.

Etapas da cicatrização

De um modo geral, entre 6 a 12 horas após a realização do procedimento o paciente recebe alta hospitalar. E o comum é que ele vá para casa com curativos que incluem uma tala que deverá ser usada entre cinco a sete dias após a cirurgia.

As etapas da cicatrização se estendem ao longo do período pós-operatório da rinoplastia. Sendo assim, nos primeiros dias, edemas (os inchaços) e hematomas ( as manchas roxas) são comuns e alguns pacientes apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros.

  • Na primeira semana é comum que a face fique inchada e com hematomas. No geral, as equimoses (áreas de roxidão) começam a reduzir cerca de três dias após a cirurgia.
  • Após uma semana costuma haver a orientação para retornar ao consultório do cirurgião plástico para realizar a retirada dos pontos e a troca de curativos. É exatamente nessa consulta que o médico vai avaliar como está a recuperação e a cicatrização.
  • Nos primeiros 2 meses é comum que o paciente relate inchaços, o que impede de ver o resultado final. Ele só deve ser observado entre seis meses e um ano após a realização do procedimento, período necessário para que os pontos estejam completamente cicatrizados e a face totalmente desinchada.
  • Depois de 1 ano (pós-operatório tardio), a cicatriz deve ser quase imperceptível. Caso tenha ficado hipertrófica, pode se considerar alguma correção clínica ou cirúrgica. 

ANTENÇÃO!

Durante todo esse processo, toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao cirurgião plástico. 

A importância dos cuidados pós-operatórios na Rinoplastia

É fundamental seguir as recomendações médicas em todas as etapas de uma cirurgia plástica. No caso do pós-operatório, as orientações do cirurgião podem evitar complicações cicatriciais e o comprometimento do resultado.

Seguem alguns cuidados que podem auxiliar na cicatrização da cirurgia do nariz:

  • Evitar exposição ao sol;
  • Dormir com a cabeceira ligeiramente elevada; 
  • Massagens ou drenagem linfática;
  • Beber bastante líquido;
  • Dieta com pouco sal;
  • Evitar consumo de álcool e cigarro;
  • Não praticar exercícios, por 30 dias.

LEMBRE-SE!

Antes de realizar qualquer cirurgia, busque um profissional de confiança e esclareça todas as suas dúvidas.

A cicatriz da rinoplastia não é algo a se temer, as técnicas estão cada vez mais modernas, proporcionando cicatrizes mais discretas.

Gostou do conteúdo? 

Conta pra gente e envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui no Blog de Cirurgia Plástica para: 

E-mail: contato@diovaneruaro.com.br  

Instagram: @dr.diovaneruaro.

Categories:

Comments are closed